INSS em atraso: cálculo e tabela



É realmente muito simples encontrar uma pessoa que esteja com o INSS em atraso. Os autônomos sempre sofrem com este imposto, sendo que é difícil encontrar alguma forma de mantê-lo sempre em dia. As pessoas que são registradas nos seus respectivos empregos já pagam automaticamente na sua folha salarial, sendo que é a maneira mais simples de se aposentar por tempo de serviço.

Também é complicado encontrar alguma forma de como calcular o INSS em atraso. Alguns sites disponibilizam no seu sistema o cálculo direto, sendo que a fórmula para que você mesmo faça a conta também pode ser encontrado com muita facilidade. A tabela é fundamental e precisamos sempre consultá-la nesses casos.

O INSS em atraso de pessoa física deve ser calculado completamente diferente. As pessoas precisam consultar o site da Previdência Social e conseguir todas as informações que esteja buscando. São coisas simples que não são muito divulgadas e por isso todos os interessados acabam ficando sem todas as informações que gostaria.

316 comentários sobre “INSS em atraso: cálculo e tabela

  1. A ultima vez que trabalhei registrada foi em 01 de junho de 1993, depois trabalhei so sem registro desde 1994 ate 1999 trabalhei em alguns bicos, depois 2001 ate 2007 trabalhei em casa de varias familias, gostaria de saber se posso pagar os atrasos desse periodo.

    Sem mais e agradeço desde ja.

    Miriam

  2. trabalhei de 1997 a 2003 em uma empresa ela me registrou so na carteira
    o inss me pediu uma declaração do dono dizendo que trabalhei la esse período tem validade isso?

  3. Trabalhei em uma empresa entre setembro de 2005 a junho 2008 e hoje fiquei sabendo que não foram recolhidos pela empresa o valor da minha contribuição ao inss do período de setembro 2007 a junho de 2008.

    Fui até o Inss e constatei que de fato não foi recolhido só que a empresa nos demonstrativos de pagamento descontou o valor e não recolheu como devo fazer o calculo para poder reivindicar esse valor para empresa.

    Obrigado

  4. Estou em atraso com o inss desde 11/2011 a 12/2013.
    Como faço para pagar já que sou contribuinte individual código 1007….Obrigada
    Raquel

  5. Tirei uma autonomia em 12/1996 pagando somento uma parcela com base em um salário mínimo. Qdo fui ao INSS, o cálculo foi feito com base em 3 salários mínimos e o valor foi absurdo. Pergunto: se eu descontei sobre um salário mínimo pq o cálculo foi feito com base na mádia dos meus salários pagos hj pela empresa em que trabalho? Não deveria ser com base na autonomia da época que era de um salário mínimo?
    Mandaram procurar a Receita Federal que é quem faz os cálculos para o INss atualmente.

    Grata

    ElisabeTh Martins

  6. Fui empregada doméstica de janeiro de 1976 a julho de 1986.

    tive várias patroas, entretanto, nenhuma delas assinaram minha carteira. como fazer para regularizar esta situação. Estou doente e preciso desse tempo para aposentar, Minha carteira de trabalho foi tirada em 1985, mas não tem nenhum registro.

    Minhas patroas podem assinar a carteira e fazer a contribuição para o inss? Entre 1976 e 1984 era menor de 18 anos. Iniciei no trabalho com 12 anos como babá. Aguardo orientações. Muito obrigada!

    Maria de Lourdes

  7. Tenho uma empresa e por estar em uma situação difícil deixei de pagar o INSS e FGTS de minha unica funcionária, agora ela pediu demissão eu tenho que acertar os atrasados como eu faço??

    Agradeço se alguém puder me responder.

    Tatiane

  8. trabalhei de 84 a 86 sem carteira assinada, posso regularizar esse tempo junto ao INSS. Meu antigo patrão disse que assinaria minha carteira, pois admite que trabalhei nessa época.
    Republicado com a correção

    1. no ano de 2000 fui admitido numa empresa ltda e fiquei 03 anos sem carteira assinada, ainda hoje continuo na mesma, pedi ao meu patrão pra retroagir a assinatura da carteira pelo período 2000 a 2003, ele aceitou. será que é possível fazer isso em face do período decadencial mais de 5 anos
      obrigado
      antonio Eduardo rodrigues

  9. trabalhei de 84 a 86 sem carteira assinada, posso regularizar esse tempo junto ao INSS. Meu antigo patrão disse que assinaria minha carteira, pois admite que trabalhei nessa época?

    1. Devi inn como autonomo inscrito direitinho 1986 a 1992. Este periodo é suficiente par eu completar 35 anos de contribuição. base 1 sm. Tenho desconto na multas?
      vale apena pagar e requerer aposentadoria, tenho 61 anos. posso pagar apenas parte?
      Obrigado

  10. Ola, tenho 44 anos, ja tenho 16 anos de contribuição, e fique de 01/1999 a 05/2000, sem registro,posso pagar este atrasado como autonomo, e ultilizar para o futuro me aposentar. Grato desde ja.

  11. nos anos de 1977 até 1984, eu trabalhei como diarista em varias casas, e em outra cidade, tenho carteira de trabalho com registros antes e depois desse período mas com outras funções, gostaria de regularizar este período, poderiam me dizer de que maneira devo regularizar essa dívida com o INSS, agradeço antecipadamente.
    Ivone

  12. Boa tarde.
    Entre 1980 e 1986 meu marido trabalhou fazendo diversos “bicos” de ajudante de pedreiro. Não há como provar, pois o cunhado (pedreiro) faleceu há alguns anos. Eu gostaria de saber se existe alguma maneira de pagar o INSS desse período.
    Agradeço a atenção e aguardo contato.
    Lya

  13. Olá,
    Gostaria de rever a minha divida com o INSS de minha empregada doméstica Eliane Almeida da Silva, NIT11985137148,
    pois esteve afastada pelo auxilio doença, e seu beneficio foi negado, apesar de está ainda sem condições de trabalho pois está com problemas em seu ombro. E sem condições financeira para arcar com novos exames solicitado pela pericia médica. Pois pelo SUS está impossível de resolver este problema. pelos exames antigo seu médico sugere cirurgia,então, eu acho que estou precisando ajudá-la, pois é considerada por nós como pessoa de nossa família.
    Desde Já agradeço,
    E solicito com máxima urgência alguma informação que posso ajudá-la.
    obs. Tem como o INSS, pesquisar e verificar o tempo de contribuição atrasada e me passar por Email.

  14. Olá, tenho uma duvida, vinha pagando a GPS na data certa apareceu alguns imprevistos e atrazei, retomei os pagamentos, mais tem parcelas com mais de seis meses de atrazo. minha duvida é mesmo atualizando o pagando de todas, esse tempo conta para a aposentadoria?
    fico no aguardo
    ATT

  15. Tenho uma firma aberta em meu nome ssociedade com ex marido agora estou alterando o contrato para nome de minha filha , nao pago inss no brasil desde 1998 mas faço declaraçao de imposto de renda isento pessoa fisica e juridica todo ano ,fui pro estrangeiro e contribui por la alguns anos , trouxe o relatorio das contribuiçoes para dar entrada no inss para efeito de atualizaçao de cadastro , mas nunca consegui que me recebessem meus papeis, agora estou implementando a empresa e gostaria de legalizar tudo direitim. quais procedimentos devo tomar ? estou meio perdida. obg.

  16. Ola Boa Tarde, Tenho que fazer um recolhimento de 36 meses em atraso para eu poder aposentar, esse periodo é de abril/2000 até abril de 2003 como calcular e quanto seria o valor para eu pagar em cima de um salario minino.
    Obrigada

  17. Contribui por 08 anos, e por não ter condição financeira, fazem vinte aos que tive que parar de contribuir. Os oito anos que paguei conta para minha aposentadoria? Que devo fazer para retomar as contribuições e ter direitos? Tenho 55 anos, devo contribuir por mais quanto tempo?

  18. Gostaria de saber como fasso para tirar a guia de pagamento do inss que esta em atraso para pagar.
    Período de março de 2002 a maio de 2004.
    Portanto péríodos antes de janeiro de 2007.

  19. Eu trabalhei nesse período abaixo porém foi sem registro em carteira.
    Eu queria saber se compensa eu recolher o INSS desse período como autônomo com multa e juros pelo salário mínimo.

    Quanto daria esse valor atualizado?

    01/12/1989 à 01/10/1990 e 01/11/1991 à 01/10/2000

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>